Veja mais: Boa Vista (RR)
Botão de voltar Veja mais: Base Aérea de Boa Vista (BABV)

Para fiscalizar os gastos da unidade gestora executora responsável, dentre outras localidades e organizações militares, pelo aeródromo em questão, acesse a seguinte página no Portal da Transparência: Base Aérea de Boa Vista.

...

Além da página do blog Cidades Interesse Militar dedicada ao município, outros sites contêm informações importantes sobre o aeródromo.

No Airliners e Jetphotos é possível ver fotografias de aeronaves nesse aeródromo. No AISWEB são encontrados dados sobre a pista do aeródromo. No FlightAware, Flightradar e RadarBox é possível verificar os voos que chegaram e partiram do aeródromo. No História da Força Aérea Brasileira é possível acessar uma página dedicada a Base Aérea de Boa Vista. No Scramble está disponível a situação da BABV na Ordem de Batalha da FAB. Na Wikipedia há uma página dedicada ao Aeroporto Internacional de Boa Vista e a Base Aérea de Boa Vista.

Imagem da BABV Fonte: Tecnologia e Defesa (João Paulo Moralez)

Notícias

Data Fonte Manchete
30/06/23 Folha BV Aeronáutica iniciará desmembramento de área do bairro Paraviana
08/02/22 Aeroin Aeroporto de Boa Vista sai das mãos do Governo e passa à VINCI
04/11/21 Tecnologia e Defesa Ala 7 – Prontidão no Hemisfério Norte – Parte 2
03/11/21 Tecnologia e Defesa Ala 7 – Prontidão no Hemisfério Norte – Parte 1
05/10/20 Força Aérea Brasileira FAB e Ministério da Infraestrutura assinam portarias do Plano de Zoneamento Civil-Militar
25/09/18 Força Aérea Brasileira FAB assina convênio para implantação do Programa de Eficiência Energética em Roraima
18/08/18 Folha BV Moradores do Paraviana são intimados por invasão

Citações

Plano Estratégico Militar da Aeronáutica 2010-2031
Comando da Aeronáutica
“(...) o COMAER decidiu implantar o 1º/17º GAv, o 2º/17º GAv, o 3º/17º GAv e o 4º/17º GAv, unidades de veículos aéreos não-tripulados, em Santa Maria, Campo Grande, Porto Velho e Boa Vista, respectivamente, a fim de proporcionar os meios necessários para o atendimento das necessidades de reconhecimento da área de fronteira.” (2010, p. 93-94).
Urbanização e segregação socioespacial: uma análise da área de ocupação irregular Monte das Oliveiras em Boa Vista (RR)
Osvair Brandão Mussato
“Ademais, na Zona Norte da cidade, nas proximidades do rio Cauamé, nos últimos anos, uma nova área passou a representar um problema para a administração do município. Uma área de 600.000 m², localizada no bairro Cauamé, limitando-se aos fundos com a Base Aérea de Boa Vista, foi ocupada por moradores procedentes de diversos bairros da cidade. A área está registrada no Cartório de Registro de Imóveis de Boa Vista sob a matrícula nº 15.417, tendo como titular a senhora Helena Bezerra de Menezes.” (2011, p. 79).

“De acordo como moradores e a imprensa local, o local começou a ser ocupada por volta do ano 2000 por um pequeno número de família e hoje são cerca de 280 famílias morando na área, sem o mínimo de infraestrutura. Em matéria publicada no jornal Folha de Boa Vista em 30 de março de 2011, afirma que "os moradores reclamam do abandono das autoridades para resolver o problma da falta de energia, água tratada, saneamento básico, telefone, entre outros.” Ao analisarmos as imagens capturadas pelo Google Earth nos anos de 2002, 2004 e 2005, podemos observar que a na área existiam apenas alguns barracos.” (2011, p. 79).

“Todavia, já existe, segundo o instituto, a concordância da Base Aérea de repassar as terras para o governo do estado. Feito usso, o governo vai proceder com a indenização da aérea remanescente de Helena Bezerra de Menezes.” (2011, p. 80).
História Geral da Aeronáutica Brasileira - Vol 5
Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica
“O Aeroporto de Boa Vista (RR) - fase inicial
As obras de construção tiveram sua fase inicial concluída com pouso da primeira do primeiro avião, o C-45 1212, no dia 2 de abril de 1957, numa pista de 1.500 m x 30 m (...).” (2014, p. 524).

“Aeroporto de Boa Vista (RR) - conclusão
No dia 20 de dezembro de 1960, foram os trabalhos da construção do Aeroporto dados como encerrados (...). Estavam concluídos os seguintes trabalhos: pista de 1.500m x 45m, com base de piçarra compactada; pátio de estacionamento de 120m x 70m, com base de piçarra compactada; Casa de Força, dos Transmissores e de residência de operador, para o Núcleo de Proteção do Voo; e sistema da água de água completo, composto de caixa d'água elevada, em concreto aramado, para dez mil litros, com distribuição pelos prédios e ligada a um poço tipo Amazonas, com bomba de elevação.” (2014, p. 526).