Thales LP-23
Thales LP-23

O LP-23 é um radar de controle de tráfego aéreo do tipo primário, ou seja, que lê os sinais refletidos pelas aeronaves que foram iluminadas por ele. Utilizado para detecção de aeronaves em rota, ou seja, para aquelas que se encontram em trânsito no espaço aéreo, o LP-23 é usado também para a defesa aérea.

Instalados nas áreas das regiões de informação de voo controladas pelo CINDACTA I, CINDACTA II, CINDACTA III e CINDACTA IV, vinte e quatro exemplares do LP-23 estão em uso pela FAB.

Com um alcance máximo de 463 km, o LP-23 é capaz de cobrir - a partir dos locais onde estão certamente instalados esses radares - grande parte do Brasil, a exceção da região de Matopiba, além do Acre, Rondônia e Pará. Esses radares estão assim localizados:

Centro de Controle Aéreo Municípios
CINDACTA I Barra do Garças (MT), Chapada dos Guimarães (MT), Gama (DF), Petrópolis (RJ) (Pico do Couto), Santa Teresa (ES), São Gonçalo do Abaeté (MG) (Três Marias), São Roque (SP), Sinop (MT) e Tanabi (SP)
CINDACTA II Canguçu (RS), Catanduvas (PR), Corumbá (MS), Santiago (RS) e Urubici (SC) (Morro da Igreja)
CINDACTA III Fortaleza (CE), Parnamirim (RN), Rio Largo (AL) (Maceió) e Salvador (BA)
CINDACTA IV Belém (PA), Boa Vista (RR), Manaus (AM), São Gabriel da Cachoeira (AM), Tabatinga (AM) e Tefé (AM)

É possível que haja radares que operem remotamente em Costa Marques (RO), Jaraguari (MS), Palmas (TO), Ponta Porã (MS), Porto Murtinho (MS) e Teresina (PI).

O LP-23 é apoiado pelo PAME-RJ.

Clique aqui para saber mais sobre o LP-23.

Últimas modificações03/08/2024