Veja mais: Estande de Tiro de Aviação de Butiá
Botão de voltar Veja mais: Estande de Tiro de Aviação de Butiá

Citações

O Gloster F-8/TF-7 Meteor na Força Aérea Brasileira
Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica
“(...) Inicialmente, o Esquadrão [1º/14º GAV] tinha que se deslocar até a Base Aérea de Santa Cruz-RJ, para utilizar o estande de tiro da Restinga da Marambaia sendo que, posteriormente, passou a usar a área de tiro próxima à Base Aérea de Porto Alegre/Canoas, de 1957 a 1963, passando a utilizar o estande de tiro de São Jerônimo-RS, inaugurado em 1962 e distante cerca de 75 km da BACO, sendo bem mais seguro e moderno..” (2023, p. 42).
ABRA-PC Nº 113
Associação Brasileira de Pilotos de Caça
“(...) as missões noturnas de emprego do armamento do 1o GAC foram realizadas no estande de São Jerônimo, do 1o/14o GAv, na Estrada Leão, Fazenda Peterlongo, próximo à cidade de Butiá, no Rio Grande do Sul, operando a partir da Base Aérea de Canoas (BACO).
(...) Como também habitualmente ocorria no Sul, a meteorologia nem sempre ajudava. Quando o tempo estava ruim em Canoas, o Oficial de Permanência Operacional (OPO) consultava o LILI (código rádio do controlador do Estande de Tiro de São Jerônimo), para saber se as nuvens sobre a área dos alvos permitiriam realizar o emprego noturno do armamento.” (2015, p. 9).